sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ATÉ PARTO ACONTECE NA BALSA DE GUARATUBA

ATÉ PARTO ACONTECE NA BALSA DE GUARATUBA
Bebê vem ao mundo em plena travessia

No último dia 29 de julho, 2011, aconteceu o nascimento de uma criança durante a travessia do Ferry-Boat e/ou balsa da Travessia de Guaratuba.
O fato se deu quando a mãe, grávida e em trabalho de parto prematuro, estava sendo transferida de Guaratuba para unidade hospitalar em Paranaguá. A paciente estava sendo transportada num veículo da Prefeitura Municipal sem qualquer preparo ou cuidados para um parto de emergência.
Sem contar também com a falta de infraestrutura da balsa para essa emergência, o bebê veio ao mundo. Após o parto, a mãe ficou internada no hospital em Matinhos e a criança foi encaminhada para Paranaguá, vindo a falecer.
Infelizmente esse caso é uma conjugação de muitos fatores: falta de Hospital adequado + falta de Pronto Atendimento adequado + falta de veículo adequado para o transporte e atendimento a ambas + falta de uma PONTE, que viabiliza qualquer urgência +  DESCASO POLÍTICO que, mesmo diante dessa necessidade, fecham os olhos ao dizer que uma ponte prejudicará o meio ambiente. Sugere-se aí que o ser humano não faz parte do meio ambiente e é o mais prejudicado nesse sistema medíocre. Infelizmente a política é assim em Guaratuba: prefere-se transportar os cidadãos menos favorecidos para Curitiba, Campo Largo, Campina Grande, Paranaguá, conforme o "convênio", sem se importar se tem ou não uma melhor qualidade para o direito de ir e vir, um Hospital ou Pronto Atendimento funcionando adequadamente, se seu povo vai e volta a outras cidades para estudar/trabalhar e às vezes fica preso de um lado ou de outro por horas a fio por causa da “passagem da neblina”.

Suely

6 comentários:

  1. Uma ponte em Guaratuba não prejudicaria os moradores do Ferry Boat e de Caieiras?
    E mais! De onde ela viria (ponto de início) e por onde essa ponte passaria (por cima do que?)?

    ResponderExcluir
  2. Em vez de ficarem pedindo uma ponte p Guaratuba, pq não melhoram a parte da saúde? Coloquem um hospital decente, melhorem os PA's, tragam médicos e aparelhos de qualidade. Dessa forma, p que ter uma ponte?

    ResponderExcluir
  3. Ahh, tem mais! Uma ponte em Guaratuba tbm teria um pedágio, não?

    Ps: Espero que quem queira essa ponte, sejam os verdadeiro GUARATUBANOS. Tem muitas pessoas vindo de fora, que estão acabando com a nossa cidade e estão pensando só no que vão lhes beneficiar.

    ResponderExcluir
  4. Paulo
    Parabéns pela matéria. Tocou no fundo da ferida.

    Um abraço
    Walmir

    ResponderExcluir
  5. Aos cidadãos descrentes

    Não existe civilização nem cidade sem ponte. Ponte é o elo necessário para qualquer estratégia necessária para garantir a vida e o sucesso de uma comunidade. Ponte é uma obra de arte perfeitamente integrável ao meio-ambiente. Ponte não trás conflitos senão somente benefícios. Todo e qualquer efeito colateral indesejável pode ser administrado e ter sua adequação viabilizada juntamente com o projeto e execução da obra. Guaratuba nasceu, cresceu e é até hoje dependente dos investimentos externos. Quem compraria os imóveis em prédios que são construídos em Guaratuba senão os investidores de fora? Quem movimenta a maior parcela da economia comercial do municipio senão os veranistas? Que seria dos comerciantes se não fossem os proprietários não-residentes? Porque todas as empresas preferem se sediar em Matinhos ou Paranaguá? Porque os moradores de Guaratuba vão para Curitiba e Joinville fazer suas compras especiais? Uma ponte traria produtos novos e concentraria a economia na região. Não esqueçamos que a maior arrecadação do IPTU é proveniente das propriedades dos veranistas e estes não têm um caminho adequado para ir e vir como também não os têm os moradores. Guaratuba é uma cidade paranaense e não uma ilha isolada como alguns querem e crêem.

    ResponderExcluir
  6. Realmente uma civilização arcaica não se desenvolve sem ponte. Na Alemanha que o país mais desenvolvido da Europa ainda utilizam Ferry-Boat como forma de transporte e nunca foi prejudicada por conta disso. A ponte simplesmente beneficiará políticos envolvidos com as empreiteiras para enriquecer-se com o dinheiro público e ainda ganhar prestígio com uma obra colossal que não trará benefício direto nenhum a longo prazo. Porque uma ponte se a maioria vai a Joinville fazer compras, como disse V.S.a? Não esqueçamos que Matinhos ainda é Guaratuba, afinal o município foi fundado porque os políticos no passado não deram respaldo para conseguirem cuidar do espaço na época. Agora vai atribuir este erro crasso a uma ponte também? Se tivéssemos ponte Matinhos ainda seria Guaratuba e teríamos o bendito progresso que todos clamam com louvor e esquecem que o que faz uma cidade são seus cidadãos e não aventureiros que despejam uma gorjeta para sustentá-la durante a temporada. Sim vivemos de esmola achando o que fomenta a cidade são impostos e turismo? Não! O que fomenta uma cidade e sua economia são seus cidadãos! Temos que acabar primeiro com essa miséria e hipocrisia em achar que Guaratuba só se desenvolve com turismo temos que criar uma economia criativa que nos leve a um progresso em benefício econômico e social para os guaratubanos. Não depende de uma ponte para o desenvolvimento de Guaratuba o que falta é uma ponte entre a política em Guaratuba e o seu povo!!! A ponte que falta é a ligação do desenvolvimento regional que não seja uma economia baseada exclusivamente de turismo e agricultura. A ponte que falta para o município é a integração de atividade econômicas que coloquem o povo trabalhando em Guaratuba, gerando serviços no município e não distanciando cada vez mais os recursos para fora. A ponte que falta é a vontade política de acabar com a especulação imobiliária, e o extrativismo, que enriquecem políticos e deixam a população cada vez mais pobre. A verdadeira ponte que Guaratuba precisa é CONSCIÊNCIA DOS GOVERNANTES em deixar de ser os " ignaros maviosos" - ignorantes compassivos- da desgraça que é a cidade.

    ResponderExcluir